Respostas
Tanto Parmênides quanto Heráclito são filósofos antigos que buscaram solucionar a questão do Ser, buscando desvendar o que "ser" significa, um problema que persiste na filosofia até os dias atuais, com soluções que se dividem tanto pela metafísica quanto pela linguagem.
A diferença entre os dois pensadores, contudo, era que para Parmênides o ser era "redondo", não mudava, era estável, enquanto que para Heráclito o ser era como um rio, sempre mudava, de modo que existir seria estar em constante mudança.
heraclito pensava que tudo variava, ele diz '' nao da para banhar-se no mesmo rio duas vezes'' ja que o tempo e aguas nao seriam as mesmas, a relidade para heraclito era o combate das oposições que se ajustavam entre si fazendo harmonia
ex; noite e dia, bem e mal...
o fluxo permanente define a harmonia universal. Tudo se move, nada se fixa na imutabilidade, ou seja, do combate entre os contrários.
Ja para parmenides a natureza cosmologica é permanente, nada se muda, tudo é estático ... Por outro lado, Parmênides refuta as ideias de Heráclito acrescentado que nada muda, tudo é uno, para parmenides os sentidos podem conduzir o erro as pessoas, como visto a noite e o dia confundem as pessoas fazendo-as pensar sobre a mutabilidade das coisas, o que na verdade cada um é estático, para ele é errado buscar logica nos sentidos.