O escritor Pierre Bourdieu é um dos mais expressivos teóricos da sociologia contemporânea, também conhecido como o criador da sociologia da educação. Intelectual argelino, sua crítica face às problemáticas sociais é de importante ajuda para os pesquisadores da realidade escolar enquanto instituição. O escritor deixou um grande legado literário para a sociologia da educação. No contexto da sociologia da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Respostas
I. Na política, na representação pública, as mulheres ainda se encontram distantes de uma proporcionalidade populacional. Hoje, elas são mais de 50% da população, mas apenas uma minoria representa o poder público.
II. A relação da mulher com determinados ambientes está diretamente associada ao preconceito. Se considerarmos o trabalho doméstico, podemos perceber o quanto existe uma produção cultural que determina esse espaço como predominantemente feminino.
III. A agressão em relação à mulher diminui sensivelmente no país. A violência em queda pode ser percebida pela redução das denúncias e os raros casos de feminicídio, assassinato de mulheres por motivos hediondos. Não há mais, no ambiente familiar, uma formação que cultue a submissão da mulher ou legitime a violência contra elas.
Resposta:
1 e 2 apenas.
Explicação:
Os fenômenos estudados pelo autor dialogam com a sociedade de modo a contribuir com as práticas acadêmicas tendo a observação como um princípio básico.
A parcela segregada e menos favorecida, carecerá obviamente de atenção e melhorias no seus setores de base, enquanto a parcela financeiramente rica, não precisa dessa manutenção pois ela cresce exponencialmente, e, a educação é ofertada de forma mais consistente. o que reflete no mercado de trabalho e na posição socioeconômica de cada classe social.
Resposta:
FF Vv
Explicação:
Pierre bourdieu ao pensar a escola como um aparelho ideológico de estado copiou a ideia dos clássicos medievais. Resposta: incorreta
Bourdieu, em suas teorias da educação centralizou a ideia de cuidado com a infância utilizando a metáfora da flor do jardim. Resposta: incorreta
Bourdieu é considerado o criador da sociologia da educação valorizando a análise crítica do funcionamento social da escola. Resposta: Correta
para Bourdieu a função da escola pode tanto legitimar as desigualdades sociais quanto assumir uma postura libertadora Resposta: Correta
sequência: F F V V