• Matéria: Filosofia
  • Autor: Gabriela27511
  • Perguntado 7 anos atrás

“Dividiu-se em três partes o Universo, e cada qual logrou sua dignidade. Coube-me habitar o mar alvacento, quando se tiraram as sortes, a Hades couberam as brumosas trevas e coube a Zeus o vasto Céu, no éter, e as nuvens. A terra ainda é comum a todos, assim como o vasto Olimpo”. Segundo o texto de Homero, a origem do Universo é explicada pela divisão feita por Cronos entre seus três filhos: Poseidon, Hades e Zeus. A visão mítica revelada por relatos como esse permeou as sociedades gregas e romanas da Antiguidade e atribuiu um caráter religioso a seu legado artístico e cultural. As religiões e as mitologias são formas de explicar os mistérios do mundo que tiveram grande importância para a formação dos povos da Antiguidade. A mitologia grega, por exemplo, criou narrativas sobre a natureza, os sentimentos humanos presentes no imaginário do mundo ocidental. Dessa perspectiva, analise os enunciados a seguir: I. O mito de Prometeu continua sendo lembrado na atualidade,

Respostas

respondido por: elamambretti
89

A mitologia grega, por exemplo, criou narrativas sobre a natureza, os sentimentos humanos presentes no imaginário do mundo ocidental. Dessa perspectiva, analise os enunciados a seguir:

I. verdadeiro. O mito de Prometeu continua sendo lembrado na atualidade, representando a possibilidade do ser humano de desafiar os deuses e construir a cultura.

Na narração mítica de Prometeu, conta que ele roubou o fogo de Hefesto e a sabedoria de Atena. Com estas duas qualidades, o homem estava apto a trabalhar o fogo nas suas diversas utilidades, e assim garantir a sobrevivência.

II. Verdadeiro.O mito de Édipo tem relação com a ideia de destino e com a dificuldade dos seres humanos diante das dificuldades da vida.

O mito de Édipo pretende refletir sobre o destino implacável de cada ser humano, assim, Édipo é considerado não um assassino do pai, mas um homem destinado pelos deuses a cumprir uma decisão incompreensível  da qual não teria como se afastar.

III. Falso. Os deuses gregos eram poderosos e imortais, não tinham as fraquezas humanas e dominavam o mundo com sua astúcia.

Os deuses gregos tinham forma humana, eram  belos e poderosos que os homens, imortais e  possuidores de poderes mágicos. Os deuses gregos  tinham qualidades e defeitos semelhantes  aos dos seres humanos: apaixonavam-se, sofriam,  conheciam aventuras e desventuras.

IV. Verdadeiro. Muitas obras da literatura grega se inspiraram nas histórias vividas pelos mitos, com destaque especial para as obras de Homero.

Os mitos homéricos serviram de base para a educação, formação e visão de  mundo que o homem grego arcaico possuía, apresentado conceitos importantes como harmonia, proporção e  questionamentos a respeito dos princípios, das causas e do porquê das  coisas.

V. Falso. A mitologia grega se desenvolveu sem vínculos com a religião da época; os mitos e os deuses eram cultuados de forma totalmente independente.  

A mitologia grega era a base da religiosidade. Eram politeístas e seus deuses estavam associados a  elementos e fenômenos da natureza e sentimentos humanos. A religião está associada à vida prática do grego, assim como as narrações míticas.

Bons estudos!

respondido por: arielisgoncalves
61

Resposta:

1-B

2-A

Explicação:

Perguntas similares