Respostas
1. Explique as condições históricas que favoreceram o desenvolvimento da Revolução Inglesa, no século XVII.
R: Deslocando-nos entre os séculos XV e XVI, observamos que a burguesia foi sistematicamente beneficiada pelas ações políticas empreendidas pela dinastia Tudor. Tal associação estabeleceu o claro desenvolvimento do comércio e do mercantilismo na Inglaterra. Tal situação mudou drasticamente quando a dinastia Stuart assumiu o poder visando fortalecer a autoridade real e ampliando a cobrança de impostos sobre as atividades comerciais. Dessa forma, a burguesia entrou em choque com o governo desenvolvendo as tensões que culminaram na Revolução Inglesa.
2. A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis aos desenvolvimento econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra. Com base em tal afirmação, explique de que forma a Revolução Inglesa contribuiu para fazer da Inglaterra uma das maiores potências econômicas do período.
R: A limitação da autoridade real imposta pela revolução fez com que o Parlamento, dominando por representantes da burguesia, tivesse poder sob as mais importantes questões do país. Dessa forma, foram incorporadas medidas que progressivamente desenvolveram as atividades mercantis e ofereceram o acúmulo de capitais para que a Inglaterra assumisse posição pioneira no desenvolvimento das tecnologias e práticas que marcaram a Revolução Industrial.
3.Explique em que medida a Revolução Gloriosa transformou a posição política assumida pela monarquia britânica a partir da assinatura da Bill of Rights.
R: A partir da assinatura desse documento, a monarquia absolutista perdia seu lugar no cenário político britânico. O rei não poderia anular as leis que fossem aprovadas pelo Parlamento e diversas ações administrativas também deveriam passar pelo crivo dessa mesma instituição. Sendo assim, o monarca assumia uma função decorativa ao estar subordinado às ações do Parlamento.
4. O “Bill of Rights” (Declaração de Direitos) resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra do século XVII e que se caracterizou:
a) pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos
b) pela consolidação de uma república social que estendeu aos “niveladores” e “cavadores” os privilégios da aristocracia proprietária.
c) pelo confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as ideias do Parlamento, concluído com a execução de Henrique VIII.
d) pela aproximação econômica entre a burguesia comercial-manufatureira e a nobreza dos cercamentos configurada na Revolução Gloriosa.
e) pelo avanço dos setores católicos na economia industrial, em detrimento dos puritanos, mantenedores da ordem feudal.
R: LETRA D. Vinculada às transformações econômicas que aconteciam no país, a Revolução Gloriosa atendeu claramente aos interesses da burguesia comercial e da nobreza de cercamentos. Isso porque tais nobres utilizavam as suas propriedades para fornecerem lã aos comerciantes envolvidos na expansão da próspera indústria têxtil britânica. Com isso, na medida em que a revolução atendia as necessidades econômicas da burguesia, a nobreza de cercamentos também era favorecida com a natural expansão de seus negócios