• Matéria: Sociologia
  • Autor: ainyviana6
  • Perguntado 7 anos atrás

resumo evolução francesa​

Respostas

respondido por: sabrinavitoria161
3

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.

Girondinos e Jacobinos

Após a revolução, o terceiro estado começou a se transformar. Em decorrência disso, começaram a surgir partidos com opiniões diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Por outro lado, os jacobinos, representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam, também, profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.

A Fase do Terror  

Em 1792, os radicais jacobinos, liderados por Robespierre, Danton e Marat, assumiram o poder e a organização das guardas nacionais. Estas, receberam ordens, dos líderes, para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e outros franceses de oposição foram condenados a morte neste período. A violência e a radicalização política foram as principais marcas desta época.

 

A burguesia no poder  

Em 1795, os girondinos assumiram o poder e começaram a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição foi aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômicos. O general francês, Napoleão Bonaparte, foi colocado no poder após o Golpe de 18 de Brumário, em 9 de novembro de 1799, com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês. Napoleão assumiu o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.

Conclusão

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores, urbanos e rurais, melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu o domínio político e social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos, (principalmente iluministas) presentes na França antes da Revolução Francesa, também influenciaram o processo de independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

Perguntas similares