Respostas
No contexto religioso
A maioria das religiões apresenta diferentes correntes. Assim, o catolicismo é uma corrente moderada dentro do cristianismo, mas alguns grupos cristãos são considerados radicais e, portanto, extremistas. O mesmo se aplica ao Islã, uma religião em que certos grupos são partidários do terrorismo para impor suas doutrinas.
Extremismo religioso é a confusão que algumas pessoas religiosas fazem com o caráter sagrado de sua religião e o caráter mundano da vida. Sob tais extremismos repousa um fundo comum que é o desejo de purismo.
Mesmo que propagado por minorias dentro das religiões, se tais religiões possuem inúmeros adeptos, tal minoria representará milhares - ou milhões - de pessoas abertas para atentados terroristas, assassinatos e censuras em nome de sua religião.
Todos os anos, por exemplo, parte do Islã declara guerra ao mundo ocidental e seus costumes. Analogamente, o extremismo religioso dos ateus - que possuem uma fé enorme na não-existência de Deus - propaga teorias seculares que deslocam a salvação, antes vista na esfera teológica, para a esfera política ou tecnológica.
Deste modo, colocando uma fé virulenta no avanço da tecnologia e das políticas públicas que pensam que devem ser impostas, o ateísmo não deixa de ser uma forma de extremismo religioso, ainda que às avessas.
O resultado de qualquer tipo de extremismo nós conhecemos: ao longo da história exemplos pululam, mas mesmo o século XX - o século dos maiores genocídios da história humana - é possível observar, de perto, os efeitos da fé secular no progresso da humanidade.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/41380500