1. quando tratamos das origens da logística estudiosos apontam que após a segunda guerra mundial é que o conceito de logística passou a ser discutido com outras propriedades. Dessa forma, acredita-se que o conceito teve suas primeiras discussões no meio militar. De acordo com Ballou (2012, p. 29) "por volta de 1945 algumas emrpesas já haviam colocado o transporte e a armazenagem de produtos acabados sob um único gerente". Considera-se ainda, que as indústrias alimentíticias foram as primeiras a adotar tal posicionamento estratégico.
Com base nas informações do texto acima, responda a questão proposta abaixo:
Explique como se deu a evolução dos conceitos da logística.
2. As demandas de mercado fizeram com que a gestão da logística tivesse que ser cada vez mais especializada não só em nível internacional, mas também nacional. A partir daí, os desafios são grandes, e a integração dos processos passou a ser vista como fundamental frente a novas realidades na busca de superação do novo modelo de visão empresarial. Em nível estratégico a logística é fundamentada no nível de serviço ao cliente seguida da redução dos custos. Conseguir essa perfeita sintonia não é uma tarefa fácil, mesmo para aqueles gestores mais experientes e acostumados a grandes mudanças.
Com base nessa situação, elabore um texto dissertativo que contemple os seguintes aspectos:
a) os principais desafios para a logística.
3. Em se tratando dos fluxos de materiais e informações na logística, sabe-se que correspondem a perfeita integração entre a disponibilidade de um produto qualquer no estoque e sua exata posição. Esses fluxos logísticos são também complementados pelos fluxos financeiros e pela logística reversa. De nada adianta despachar uma carga para um cliente se não sabemos exatamente onde ela se encontra, o local, a quantidade, a hora etc. É necessário uma sintonia perfeita entre o fluxo de informações dos processos logísticos e as atividades operacionais, pois isso envolve custos (Fonte: rota nº 2, p. 13).
A partir das informações acima, responda a questão abaixo:
Explique o conceito de fluxo de informações e sua importância para a logística;
4. As plataformas logísticas surgiram como uma alternativa para pequenas e médias empresas que não dispõem de muito espaço físico, máquinas e equipamentos e mão de obra qualificada. De acordo com a literatura, as plataformas logísticas são compostas por três subzonas com funções especiais: (Fonte: rota nº 6, p. 9 ).
A partir dessas informações, responda a questão proposta:
a) Cite as três subzonas com funções especiais que compõem as plataformas logísticas. Explique uma delas.
5. Os operadores logísticos estão em evidencia nos últimos tempos. Contudo, nesse mercado o nível de competitividade é alto, tendo em vista que algumas empresas estão se especializando cada vez mais em determinados áreas. Algumas barreiras também são ainda evidentes como por exemplo, falta de mão de obra qualificada que possa fornecer melhores soluções para os problemas que surgem. (Fonte: rota nº 4, p. 10-11).
Com base nas informações acima, responda o que se pede:
a) Discorra sobre o processo de segmentação dos operadores logísticos.
Respostas
QUESTÃO 1
Somente no início do século XX As empresas e organizações começaram a captar e a adotar a mensagem logística.
Na década de 1960 a logística apresentava uma vertente, sobretudo, operacional. Nos anos 1970 ela passou a ter como característica possuir uma área funcional e outra estratégica.
A logística ganhou uma nova dimensão, englobando a integração de todas as atividades ao longo da cadeia de valores, indo da geração de matérias primas ao serviço ao cliente final. Deixou então de ter fico no operacional e adquirir um caráter estratégico.
QUESTÃO 2
O setor de logística fica muito vulnerável a fatores esternos (sociais e políticos externos), além de estar exposto a fatores internos da organização (exemplo: mudanças tecnológicas que exigem atualização e renovação constante, para enfrentar as novas situações que se apresentam constantemente).
Outro desafio muito comum é o conflito de interesses que pode ocorrer com outras áreas da empresa. Exemplo: necessidade de grande quantidade de estoque para obtenção de uma receita alta, quando as despesas devem ser menores; isso pode resultar em um desequilíbrio dentro da organização.
QUESTÃO 3
O fluxo de informações, que define como a informação irá fluir entre as diversas atividades de determinado processo de negócio, é extremamente importante nas operações logísticas. Algumas das formas mais vistas de informações logísticas são: pedidos de clientes e de ressuprimento, documentação de transporte, necessidades de estoque, faturas, movimentações nos armazéns.
QUESTÃO 4
As três subzonas com funções especiais que compõem as plataformas são: Subzona de Serviços Gerais, Subzona de Transporte e Subzona Destinada aos Operadores Logísticos.
Na subzona de transporte há o agrupamento as infra-estruturas de grandes eixos de transportes. É imprescindível que a plataforma tenha terminal multimodal para integração dos transportes rodoviário, aéreo, ferroviário e marítimo.
QUESTÃO 5
A terceirização de atividades logísticas fez com que o setor de operadores logísticos (OLs) mudasse rapidamente para conseguir acompanhar as necessidades dos clientes. A busca por soluções mais completas a cada dia que passa faz com que os OLs repensem as estratégias para obtenção de melhor desempenho e também os força a escolher a respeito dos serviços oferecidos, assim como dos nichos onde atuar. No Brasil há quatro tipos de OLs, deferenciados conforme o grau de capacitação para ofertar serviços de transporte, armazenagem e controle de estoque, serviços de valor agregado e relacionados à legislação.
Bons estudos!