O termo estresse deriva do latim e inicialmente foi utilizado para descrever o detrimento que algum material sofre quando submetido a algum esforço. No mundo do trabalho, pode-se considerar quando o colaborador é submetido a alguma situação que lhe cause reações negativas é iniciado um estresse (Souza, 2015).
Respostas
Você esqueceu as alternativas:
I. O primeiro fator de estresse no mundo do trabalho se referem as relações interpessoais, nesse caso o estressado reduz a comunicação com outros profissionais.
II. As organizações devem evitar alguns modos de trabalho que acabam desenvolvendo o estresse, como: ritmos acelerados de trabalho e ambiguidade nas orientações da chefia.
III. Um dos principais causadores de estresse é o perfeccionismo. Deve-se buscar a excelência dos colaboradores, mas reconhecer as suas imperfeições.
IV. Não temos controle sobre o estresse, nem seu gerenciamento, ele infelizmente é a causa de várias doenças surgidas na vida dos colaboradores.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I e II apenas. Alternativa 2: I, II e III apenas. Alternativa 3: I, II e IV apenas. Alternativa 4: I, III e IV apenas. Alternativa 5: II, III e IV apenas.
Agora podemos:
II, III e IV apenas.
Não necessariamente o estressado reduz sua comunicação, principalmente no ambiente de trabalho onde ele precisa dialogar.
A noção do estresse no ambiente de trabalho, tende a prejudicar a rotina do indivíduo, já que de alguma forma ambas estão ligadas, pois elas lidam diretamente com a carga horária.
Para ser mais exato, a exploração do trabalhador não é vista apenas no sentido de horas por aula, mas na organização do trabalho, principalmente quando pensamos nas mudanças das reformas trabalhistas, que lida diretamente com o tempo de contribuição e outros benefícios.