Respostas
O MARKETING E A ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
A Mercadologia ou Marketing é a atividade que consiste basicamente em ligar os produtores de determinados produtos ou serviços aos consumidores, quer seja existentes ou potenciais. (COBRA, 1997).
Historicamente, até o momento em que tudo o que era produzido tinha saída facilmente no mercado, o marketing era desnecessário. A partir do instante em que começou a disputa por mercados consumidores, surgiu a necessidade de aprimorar ações e estratégias para atingir os objetivos organizacionais. Ou seja, as organizações só tornaram-se realmente conscientes da importância do marketing quando seus mercados passaram a sofrer mudanças.
O Marketing vai muito além daquilo que geralmente é percebido pelo censo comum. É muito mais que propagandas e anúncios. Estas são apenas algumas das atividades desenvolvidas por ele. A sua importância é tamanha que suas ações afetam até mesmo as estratégias da organização, e sua utilização e foco têm evoluído ao longo dos anos.
Segundo Marcos Cobra (2002), a história do marketing está dividida em quatro “eras”:
A era da produção: até meados de 1925, onde as empresas eram orientadas pela produção. Não havia preocupação com a venda, pois tudo o que era produzido, era vendido.
A era da venda: entre 1925 e início dos anos 50, houve um aumento da produção e a preocupação passou a ser com o escoamento do excedente da produção. Nesta época as empresas passaram a perceber que os consumidores resistiriam em comprar bens e serviços que não julgassem essenciais. Para ajudar no trabalho dos vendedores, as empresas passaram a anunciar seus produtos.
A era do marketing: Após a segunda Guerra Mundial, com a volta dos soldados da guerra, o índice de natalidade aumentou, principalmente nos EUA, um fato animador para o mercado de fraldas, alimentos infantis, medicamentos, roupas, brinquedos, etc. Em seguida, houve uma outra explosão no mercado consumidor, a dos adolescentes ávidos por consumir roupas, comida e uma diversidade de produtos e serviços.
A era do marketing digital: a internet mudou os hábitos de comunicação e consumo. Compra-se praticamente tudo por meio do computador. Diante disto, as empresas e o marketing tiveram que acompanhar essa mudança de hábito, concentrando esforços no chamado comércio eletrônico.
Como o marketing influencia na administração?
Importância do marketing
O conceito de marketing é de buscar, criar e ofertar valor de modo a satisfazer as necessidades do mercado consumidor.
Ou seja, ele possui influência direta na administração porque liga-se a adequar toda a estratégia de criação e entrega de um produto e da mensagem adequada sobre o mesmo ao público-alvo.
Orientação da empresa para o mercado
Por muitas décadas as empresas se posicionavam no mercado em função dos próprios interesses, por vezes ignorando completamente o mercado e seus consumidores. Isso gerou, inclusive, crises mundiais por excesso de oferta.
O marketing surge para resolver esse problema, onde o mercado precisa ser estudado e analisado com seriedade e, com isso, produtos e serviços são criados a partir da necessidade dos clientes – e não o contrário.
Tendências fundamentais
As tendências fundamentais que acabam por influenciar os processos de compra e consequentemente o marketing norteiam as ações a serem tomadas. A globalização é um exemplo disso.
Atualmente a internet é um “lugar” onde as pessoas passam cada vez mais tempo.
Sabendo disso, surgiu o marketing digital; as técnicas de marketing e o bom uso das redes sociais e da internet como um todo gerou um novo canal de comunicação.
Além disso, aspectos como sustentabilidade também estão em alta.
Marketing holístico
O Marketing Holístico trata-se da união de esforços entre todos os departamentos e setores de uma empresa, buscando um trabalho sinérgico para realizar a melhor oferta de valor e resultado nos produtos e serviços vendidos pela empresa.
Essa abordagem aumenta as chances de sucesso do negócio.
Definição de negócio
A definição de negócio é um tema importante para o empreendedor. Há dois tipos de abordagem, onde é possível defini-lo em função dos produtos ofertados ou do mercado em si.
A segunda opção é, sem sombra de dúvidas, mais conivente com o que se pratica atualmente.
Conheça os objetivos de custo para modelos de apps:
https://brainly.com.br/tarefa/21084753