Respostas
Assimilação crítica da produção estrangeira;
Atitude parentética, entendida como preparação cultural da pessoa para transcender, no limite do possível, os condicionamentos circunstanciais que conspiram contra sua expressão livre e autônoma;
Superação da ciência social na forma institucional e universitária em que se encontra.
SOCIOLOGIA BRASILEIRA: resumo
O surgimento da sociologia no Brasil se deu entre as décadas de 1920 e 1930. Os temas mais abordados eram, como se era de esperar numa época em que há pouco a escravidão reinara: escravidão, abolição, população negra, colonização.
Destacam-se neste início da sociologia brasileira, autores como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, que fizeram também trabalhos ricos para a história do país.
Procurando desvendar as relações entre as raças e as classes brasileiras, estes sociólogos desenvolveram longos trabalhos de suma importância para a compreensão do Brasil.
ANTECEDENTES FILOSÓFICOS e ANTECEDENTES SOCIOLÓGICAS
Os antecedentes filosóficos do pensamento sociológico brasileiro residem em correntes variadas. Podemos apontar influências de Comte, de Durkheim, de Max Weber e de Franz Boas, por exemplo.
Estes pensadores, apesar de divergirem em uma série de pontos, foram fundamentais para o processo de fundação de uma ciência sociológica de caráter nacional.
Na imagem, Franz Boas, pensador da antropologia cultural.
Sobre a sociologia e os ramos da sociologia, recomendo acessar: https://brainly.com.br/tarefa/19991823