Respostas
A historiografia marxista, ou historiografia histórica, é uma escola de historiografia influenciada pelo marxismo. Os principais dogmas da historiografia marxista são a centralidade dos constrangimentos [de classe social] e [econômicos] na determinação dos resultados históricos.
A historiografia marxista fez contribuições para a história da classe trabalhadora, nacionalidades oprimidas e a metodologia de história a partir de baixo. O principal aspecto problemático da historiografia marxista tem sido um argumento sobre a natureza da história como "determinada" ou "dialética"; isso também pode ser declarado como a importância relativa dos objetivos da subjetividade e Objetividade (jornalismo) na criação de resultados.
A história marxista é geralmente determinística:[1][2][3] postula uma direção da história, em direção a um estado final da história como sociedade humana. A historiografia marxista, isto é, a escrita da história marxista de acordo com os princípios historiográficos, é geralmente vista como uma ferramenta. Seu objetivo é trazer os oprimidos pela história para autoconsciência, e armá-los com táticas e estratégias da história: é tanto um projeto histórico quanto um projeto libertador.
Os historiadores que usam a metodologia marxista, mas discordam da corrente dominante do marxismo, frequentemente descrevem a si mesmos como historiadores "marxistas" (com um "M" minúsculo). Métodos da historiografia marxista, como a análise de classes, podem ser divorciados da intenção liberatória da historiografia marxista; tais praticantes referem-se frequentemente ao seu trabalho como "marxiano" ou "marxiano".
espero ter te ajudado