Em um pronto atendimento de um hospital municipal com poucos recursos no interior de Minas Gerais, paciente A. S. S, sexo masculino, 23 anos, relata que após passar o carnaval em festas da região tem sentido febre alta, dor e inflamação da garganta. O farmacêutico sugere ao médico a realização de um hemograma, uma vez que o mesmo observou nos últimos dias um aumento de pacientes com mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo, causada pelo vírus Epstein-Barr.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao tipo de leucócito que estará predominante aumentado no hemograma realizado se o diagnóstico do paciente for indicativo de mononucleose.
Escolha uma:
a.
Eosinófilos.
b.
Basófilos.
c.
Linfócitos. Correto
d.
Monócitos.
e.
Neutrófilos.
RESPOSTA CORRETA: LINFÓCITOS CORRIGIDO PELO AVA
Respostas
Resposta certa:
Linfócitos.
A pessoa que possui mononucleose infecciosa (também conhecida como ("doença do beijo") apresentará predominantemente o aumento dos linfócitos. Alternativa C!
A mononucleose é uma doença infecciosa caracterizada pelo aumento do número de leucócitos que possuem apenas um núcleo, isto é, os linfócitos. Os linfócitos fazem parte dos leucócitos e são produzidos na medula óssea e que possuem a função de combater infecções no organismo.
No hemograma dos pacientes infectados por mononucleose será possível observar linfócitos T ativados como resposta a aqueles linfócitos B que foram infectados pelo , produzidos como resposta imunológica aos linfócitos B infectados pelo vírus Epstein-Barr. .
Leia sobre o sistema imune em:
brainly.com.br/tarefa/19688343