Três frascos de vidro trasnparentes, fechados, de formas e dimensões iguais contem *cada um* a mesma massa de liquidos diferentes. Um contem agua, o outro, cloroformio e o terceiro, etanol. Os três líquidos são incolores e não preenchem totalmente os frascos, os quais não tem nenhuma indentificação. *Sem abrir frascos*, como vc faria para indentificar as substancias? A densidade (d) de cada um dos liuqidos, á temperatura ambiente, é;
D(agua) 1,0 g/cm³
D(cloroformio) 1,4 g/cm³
D(etanol) 0,8 g/cm³
preciso de explicação de como se faz!!
Respostas
Conhecendo a densidade dos líquidos, a melhor maneira de identificá-los é pela observação, já que todos têm a mesma massa, então não adiantaria pesá-los.
Quanto maior a densidade da substância, maior a massa de uma porção de seu volume. Isso significa que, segundo os valores dados, 1 cm³ de clorofórmio tem mais massa (vulgarmente "é mais pesado") do que 1 cm³ de água ou etanol, então, para atingir a marca de 'x' gramas, o clorofórmio precisa de menos volume.
Conclusão: observando os frascos, o de maior volume seria o etanol, seguido pela água e, por último, pelo clorofórmio (menor volume).
Demonstração matemática:
d = m/v (Lembrando que a massa 'm' é a mesma para todos)
Água: 1 = m/v1
Clorofórmio: 1,4 = m/v2
Etanol: 0,8 = m/v3
⇒ m = 1.v1
⇒ 1,4 = v1/v2 ⇒ v1/v2 = 7/5, portanto v1>v2
⇒ 0,8 = v1/v3 ⇒ v1/v3 = 4/5, portanto v3>v1
Assim, v3>v1>v2