Estou fazendo uma atividade de biologia para nota, não entendi muito bem essa questão, será que vocês poderiam me ajudar?
OBS.: A imagem não está das melhores, desculpem por isso.
Respostas
a: a diferença do total assimilado menos a quantidade disponível
b: no consumidor terciário o produto já estará certamente escasso para um quarto consumidor
Olá!
Então, como dá pra se notar pela tabela, a quantidade de energia vai diminuindo a cada nível trófico, então é maior nos produtores e vai diminuindo a cada consumidor. Isso mostra basicamente que a energia nos ecossistemas é unidirecional, ou seja, os produtores têm uma quantidade de energia que produzem e eventualmente eles vão ser consumidos por um consumidor primário, esse consumidor vai receber uma quantidade de energia menor do que a que os produtores possuíam por um motivo simples: cada ser gasta uma parte da energia que recebe com seu próprio metabolismo, por exemplo, uma árvore: ela produz energia através da fotossíntese mas, uma parte dessa energia vai ser usada por ela mesma nos processos que ela precisa fazer pra sobreviver e, quando um animal herbívoro for consumi-la, a energia que ele receberá vai ser menor justamente por causa dessa perda.
a)Essa quantidade de energia na coluna diferença é justamente a energia usada pelo próprio organismo no seu metabolismo, uma energia que "se perde", daí o próximo nível trófico receberá menos energia do que esse animal tinha inicialmente.
b)Ela muito provavelmente não terá consumidores quaternários exatamente porque, se tivesse, esse animal receberia pouca energia do nível trófico anterior, como dá pra se notar pelo consumidor terciário ali, então, se torna inviável ter o quaternário.
Espero ter ajudado!