1) Muitos poetas do arcadismo buscaram a utilização da temática ____________. Num período em que a urbanidade estava consolidada, a vida no ____________, que seria o estado natural do homem, era considerada um bem perdido. Muitos poetas, então, se utilizavam de um eu lírico pastoril, enaltecendo a vida ____________.
(Guerra, Bruna Tella. Literaturas de língua portuguesa I. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a) urbana / cidade / moderna
b) bucólica / campo / rural
c) subjetiva / século XIX / simples
d) barroca / mundo moderno / religiosa
e) nacionalista / Brasil / brasileira
2) “No frontispício do romance moderno parece estar, como epígrafe recapitulativa, aquela frase terrível de Ibsen segundo a qual pretender viver – viver verdadeiramente – é para megalômanos. Naturalmente, Ibsen queria dizer que tal megalomania, a busca da verdadeira vida, é necessária, mas que somente a consciência do quanto ela seja temerária e difícil pode permitir aproximar-se dessa vida verdadeira.
O romance é a peripécia dessa busca, a odisseia de sua desilusão ou chegada, apesar de tudo, à plenitude de sentido; nascido da desagregação da épica, ele –
principalmente o grande romance oitocentista – é também reconstrução de uma qualidade dela, de uma totalidade de vida.”
O romance é um gênero que se fortificou no século XIX, no período do Romantismo. Segundo o texto de Cláudio Magris, ele representa
Alternativas:
a) a busca pela totalidade de um sentido da vida, ainda que isso somente seja possível daqui muitos anos.
b) a busca pelo fragmento da vida.
c) a busca pela totalidade de um sentido da vida, sendo necessária a consciência da plenitude advinda disso.
d) a busca pela totalidade de um sentido da vida, ainda que seja necessária a consciência de uma desilusão advinda disso.
e) a busca pela épica, que oferece o sentido da vida.
3) “A partir de 1860 a produção novelística se intensifica e amplia no Brasil graças, principalmente, ao trabalho e exemplo de José de Alencar, logo reforçado em plano modesto por Bernardo Guimarães. À margem, e precedendo-os cronologicamente, fica o único livro de Manuel Antônio de Almeida. São os principais romancistas dessa etapa, devendo juntar-se a eles o veterano Joaquim Manoel de Macedo, que continua a produzir até 1876, data em que saem o seu último livro e o último livro de Alencar (A Baronesa do Amor e O Sertanejo).”
De acordo com o trecho de Antônio Cândido acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Os principais atores de novelas a partir de 1860 são José de Alencar, Bernardo Guimarães e Manuel Antônio de Almeida.
b) A produção de novelas televisivas se intensifica no Brasil a partir de 1860.
c) Os principais escritores de romances a partir de 1860 são José de Alencar, Bernardo Guimarães e Manuel Antônio de Almeida.
d) Embora tenha publicado seu único romance antes de 1860, quando se intensificou a produção de romances, Manuel Antônio de Almeida é um dos principais romancistas do século.
e) O principal romancista do século XIX foi Joaquim Manoel de Macedo.
Respostas
respondido por:
6
1) Os poetas representantes do arcadismo utilizavam a temática bucólica, representando a vida no campo, estado natural do homem do período. Muitos poetas enalteciam a vida rural.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b.
2) O gênero romance representa a procura pela totalidade de um sentido para a vida, mas que para isso ocorra uma consciência de desilusão.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d.
3) De acordo com Antônio Cândido, a produção de novelas apresentou uma intensificação a partir da década de 60, impulsionada pelos trabalhos de José de Alencar e de Bernardo Guimarães.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b.
Bons estudos!
indianariams:
Muito obrigada ...
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás