A diversidade convive paradoxalmente com as fortes tendências de homogeneização cultural. Ainda que se tornem mais visíveis as manifestações e as expressões culturais de grupos dominados, podemos observar o predomínio de formas culturais produzidas e veiculadas pelos meios de comunicação de massa. No entanto, os movimentos, seja em direção à homogeneização, seja em direção à diversificação, não se processam sem lutas. O currículo é um lugar de lutas e uma forma institucionalizada de transmitir cultura a uma sociedade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os conhecimentos eruditos bastam para que se efetive o reconhecimento da diversidade cultural.
II- Determinados grupos necessitam de apenas um posicionamento no currículo, como é o caso dos negros no episódio da escravidão e dos índios no período da colonização. Nos demais episódios sociais, os grupos citados não tiveram representatividade ou importância legítima.
III- O currículo deve ser tratado como um espaço de cruzamento de culturas e saberes.
IV- A luta pela superação do racismo, assim como a luta pela igualdade de gênero e o conhecimento produzido pela juventude não precisam estar incorporados no currículo, devendo ser tratado por instituições não formais de educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
54
b) Somente a sentença III está correta
respondido por:
8
Resposta:
Somente a sentença III está correta.
Explicação:
Em se tratando das perspectivas relacionadas ao currículo, observa-se que apenas a afirmativa III encontra-se correta.
Isso se dá pelo fato de que o currículo deve representar e conter temáticas que valorizem a diversidade cultural, de forma que os estudantes possam se tornar cidadãos conscientes e jutos, na busca pela luta de uma sociedade cada vez mais democrática.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás