Antes da chegada do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, a organização das estruturas de assistência à saúde acompanhou o crescimento da economia, bem como o desenvolvimento da classe operária e da classe média urbana, e ao longo dos anos a assistência à saúde para os brasileiros passou por algumas mudanças até chegar no atual sistema de saúde. Na época da república e na era Vargas, a assistência à saúde evoluiu com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (IAPs). Considerando este período histórico, assinale a alternativa que apresenta como era a assistência à saúde antes do SUS. Alterna
Respostas
Faltou as alternativas, mas se forem essas:
1 Antes da criação do SUS, a assistência à saúde era somente para ricos, classe média, trabalhadores com carteira assinada não tinham direito a assistência à saúde.
Alternativa 2:
Antes da criação do SUS, a assistência à saúde era somente com curandeiros e farmacêuticos, não havia médicos no Brasil, a assistência era muito precária.
Alternativa 3:
Antes da criação do SUS, a assistência à saúde era ofertada somente pela Santa Casa de Misericórdia, e pela medicina privada a todos os brasileiros que necessitassem de atendimento médico.
Alternativa 4:
Antes da criação do SUS, a assistência à saúde era ofertada a todos os cidadãos brasileiros independente da sua condição econômica porque o valor das consultas eram de acordo com o salário de cada um.
Alternativa 5:
Antes da criação do SUS, os principais sindicatos criaram espaço para o estabelecimento de uma cidadania regulada, somente os trabalhadores com carteira assinada tinham direto a assistência à saúde, os demais não.
Resposta certa é a última página 17 do livro.
Aula conceitual 1 e aula ao vivo 1... alternativa correta é
Antes da criação do SUS, a assistência à saúde era somente com curandeiros e farmacêuticos, não havia médicos no Brasil, a assistência era muito precária.