• Matéria: Pedagogia
  • Autor: palhetaelias
  • Perguntado 7 anos atrás

Atente para a seguinte citação:
"A pedagogia histórico-crítica enfatiza que os conteúdos universais e culturais devem ser trabalhados com base na relação direta das experiências trazidas da realidade social e confrontadas com o conhecimento sistematizado".

Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre figura do pedagogo na concepção da pedagogia histórico-crítica, é correto afirmar que:

A a figura do pedagogo torna-se mais fragmentada, sendo o supervisor escolar, o profissional responsável pelo controle das ações a serem executadas pelos professores com base nas determinações vindas de instâncias superiores. B a concepção histórico-crítica procura ensaiar a superação da escola burguesa, nega a estrutura que construiu e, por isso, não há nenhuma referência ao pape do pedagogo.
C a figura do pedagogo assume o papel de favorecer o ajustamento do aluno à família e à escola, a fim de que não se desvie das normas.
D a educação histórico-crítica, embora tenha alcançado a educação formal, não tem como foco inicial essa realidade, e sim os grupos de cultura popular, adultos que se reuniram em sindicatos, associações, igrejas, etc. Por isso, não faz parte de suas formulações a preocupação com a presença de um profissional como o pedagogo.
E compreende o pedagogo como um profissional que está ao lado do professor, contribuindo para que ele reflita sobre sua prática pedagógica e sobre a educação de maneira geral.


angelasfalcini: Alguem sabe a resposta

Respostas

respondido por: eriveabencoado
1

Resposta:

R= B)

Explicação:

A pedagogia histórico-crítica faz parte de um grupo de pedagogia que são contra hegemônicas, ou seja, o papel do professor é organiza e direcionar  o processo de ensino – é um  profissional com competência  técnica e compromisso político,problematizando entre senso  comum e conhecimento

científico ,sujeitando o aluno  a ser um  ativo da  aprendizagem .

Perguntas similares