Respostas
Na mitologia grega Dirce era uma ninfa, esposa de Lico e sacerdotisa do deus Dioniso.
Resposta:
Teseu ficou conhecido como um dos grandes heróis atenienses posto que foi ele quem libertou o povo grego da desgraça do Minotauro, o Minotauro era um mostro com corpo de homem e cabeça de touro e, por isso, é também chamado de “Touro de Minos”. Teseu, cujo o nome significa “o homem forte por excelência”, é um heroi grego que combateu e livrou a Grécia de vários monstros, sendo o mais famoso dentre eles o Minotauro. Teseu era filho de Etra e tinha dupla paternidade, era filho do rei de Atenas, Egeu, e de Poseidon/Posídon.
De acordo com o mito, Egeu não conseguia ter filhos, mesmo tendo tido várias esposas, perante tal situação, o rei foi consultar o deus Apolo em Delfos, a resposta que obteve foi a proibição de “não desatar a boca do odre antes de chegar a Atenas.” Sem saber o significado da sentença, decidiu ir a Trezena para se consultar o sábio Piteu.No caminho o rei aportou em Corinto, no momento em que Medéia já estava decidida a matar Creonte, a princesa Créusa e seus próprios filhos, só que sem um lugar para fugir. Com a chegada de Egeu, ela viu a oportunidade para executar a sua vontade, conseguiu dele a promessa de asilo e em troca, ela faria com que ele tivesse filhos usando as suas magias.
De Corinto Egeu parte direto para Trezena. Egeu fala sobre a recomendação da Pítia (oráculo) a Piteu, que consegue compreender a resposta oracular, mas não revela a Egeu. Segundo alguns intérpretes era de que ele não deveria se deitar com nenhuma mulher antes de chegar a Atenas pois teria um filho. Piteu embebeda o hóspede e coloca sua filha, Etra, para se deitar com Egeu.
Na mesma noite, em que passara ao lado do rei de Atenas, a princesa teve um sonho, nele apareceu Atená, ordenando-a que fosse a uma ilha próxima para oferecer a ela um sacrifício. No caminho, o deus Posídon apareceu, e fez dela sua mulher. Foi desse encontro que Etra ficou grávida de Teseu, que Egeu pensou ser dele o filho.
Egeu ficou em Trezena até que seu filho nascesse e em seguida voltou para Atenas com receio dos Palântidas, seus 50 sobrinhos, filhos do seu irmão Palas. Resolveu deixar o filho sob os cuidados do avô Piteu e o professor Cônidas. Antes de ir, Egeu esconde sob um enorme rochedo sua espada e sandálias, para que quando Teseu fosse forte o suficiente, levantasse a pedra, pegasse os iténs escondidos e rumasse para Atenas portando os objetos para encontrar com o seu pai.
Ao atingir a adolescência, Teseu oferece parte de seu cabelo a Apolo, de acordo com o costume, e Etra fala sobre seu nascimento e onde se encontra a rocha para que ele possa pegar as sandálias (que tem a função de “armar” os pés, protegê-los, símbolo da alma) e a espada (a arma do herói, combatente espiritual). Teseu foi aconselhado pela mãe e o avô a ir por mar, Teseu escolheu ir por terra, ao longo de Istmo de Coninto, caminho infestado de bandidos.