Na serie radioativa do torio o 232 90 th emite particulas alfa e beta até se transformar em 208 pb 82 os números de particulas alfa e beta emitidas são
Respostas
Partículas beta são elétrons emitidos não alteram a massa, mas alteram o número atômico, aumentando-o em uma unidade, pois para que haja a emissão de uma partícula beta, um nêutron se transforma em prótons e ocorre a emissão de um elétron (emissão beta). Assim, a massa não se altera e o número atômico sobe uma unidade, pois número atômico é igual ao número de prótons.
Enquanto as partículas alfa são núcleos de hélio (2 prótons e 2 nêutrons).
Assim, apenas as emissões alfa alteram a massa do átomo. Cada partícula alfa emitida diminui o número atômico em 2 (pois perde 2 prótons) e diminui a massa em 4 unidades (pois a massa é igual a prótons + nêutrons).
Assim vamos observar o tório.
ele tinha 232 de massa e passou a 208
perdeu entao 232 - 208 = 24 unidades de massa
perdeu 90 - 82 = 8 prótons.
Assim, percebe-se que a massa foi reduzida em 24 unidade, se dividirmos por 4 (emissão alfa) saberemos quantas emissões alfa foram realizadas.
24/4 = 6 emissões alfa.
Como em cada emissão alfa perde-se 2 prótons, no total foram perdidos 12 prótons. Porém o número atômico reduziu apenas em 8 unidades, ou seja, 8 prótons. Isso indica que 4 prótons (12-8 = 4) são oriundos de 4 emissões betas, pois em cada emissão beta 1 nêutron se transforma em 1 próton.
Assim, a resposta é 6 emissões alfa e 4 emissões beta.