"Em termos mundiais, os documentos atuais mostram que, anualmente, ocorrem quase 11 milhões de mortes de crianças menores de cinco anos. Dessas, cerca de 4 milhões ocorrem no primeiro mês de vida e grande parte poderia ser evitada se todas as crianças tivessem cobertura de intervenções já existentes, mas que, em muitos países, não estão ao alcance da maioria das crianças, destacando a importância da equidade, tanto entre países quanto dentro de um mesmo país."
Paranhos, VD, Pina JC, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância e o enfoque nos cuidadores: revisão integrativa da literatura. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2011,19(1).
Uma criança chega ao consultório com cianose, dispneia, pneumonias de repetição, tosse, fadiga aos esforços, tonturas, de acordo com a avaliação fisioterapêutica.
Assinale a alternativa contém uma patologia com as características apresentadas por essa criança.
Escolha uma:
a.
Cardiopatia congênita.
b.
Disfunção no sistema hematopoiético.
c.
Fibrose cística.
d.
Bronquiectasia.
e.
Bronquiolite.
Respostas
"No Brasil, as doenças respiratórias são responsáveis por 22,3% de todas as mortes entre crianças de 1 a 4 anos, sendo a principal causa de morte para esta faixa etária."
PASSOS, et al. Doenças respiratórias agudas em crianças brasileiras: os cuidadores são capazes de detectar os primeiros sinais de alerta?Rev Paul Pediatr. 2018;36(1): 3-9.
Uma criança de 2 anos de idade, chega ao consultório com relato de perda de peso, tosse crônica com secreção, sinusite crônica, formação de pólipos nasais, cirrose biliar, diabetes, gordura nas fezes e infecções respiratórias recorrentes.
De acordo com as características apresentadas, qual é possível a suspeita diagnóstica?
Escolha uma:
a.
Sinusite.
b.
Bronquiectasia.
c.
Fibrose cística.
d.
Bronquiolite.
e.
Otite.
a.
Cardiopatia congênita.