• Matéria: Português
  • Autor: renattaoliver02
  • Perguntado 7 anos atrás

Pode-se afirmar que a trajetória da Teoria da Literatura teve seu início com os gregos entre os séculos V e IV a.C., pois apresentavam preocupação quanto a expressão linguística, valorizando a eloquência de um bom discurso e estabelecendo regras a fim de aprimorar e convencer quem ouvisse determinado discurso. Quem deu origem à Oratória, porém, foram os atenienses, que defendiam que a eficiência de um bom discurso poderia ser ensinada. Tais manifestações geraram ideias opositoras, como o caso do filósofo Platão, que defendia veemente que a linguagem poderia enganar caso fosse mal utilizada, exemplificando sua teoria por meio de diálogos da poesia que atribuía qualidades humanas aos deuses, sendo por vezes uma linguagem mentirosa, originando o termo Mímese. Aristóteles também se manifestou sobre as teorias de discurso, porém de maneira mais branda. O filósofo defendeu que:

a ) A Mímese é uma característica manifestada tanto na Poética quanto na Retórica, consequentemente é impossível separá-la da Oratória.





b )
Platão havia se equivocado ao afirmar que há imitação nas obras poéticas de Homero, pois os deuses se manifestavam de forma parecida com os humanos, sendo assim não era imitação.

c )
A Poética valoriza a expressão artística, como poemas e narrativas, por meio da Retórica; já um bom discurso, que tem cunho utilitário, necessita de características da Mímese para ser executado com qualidade.

d )
Era preciso analisar a interpretação da poesia (Poética), que imitava (Mímese) ações humanas de modo verossímil, mas também levar em conta a Retórica, em que se usa as técnicas do discurso e da oratória que possuem caráter utilitário e buscam convencer o público-alvo.

e ) O pensamento dos gregos estava correto, deveria ser valorizada a eficiência de um bom discurso e aprimorar suas regras, mas não era possível ensinar as técnicas da oratória a alguém que não possui o dom do discurso.

Respostas

respondido por: gessycavanderl
9

b )  

Platão havia se equivocado ao afirmar que há imitação nas obras poéticas de Homero, pois os deuses se manifestavam de forma parecida com os humanos, sendo assim não era imitação.

Perguntas similares