com relação à passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista e seu impacto sobre a formação da Sociologia, é incorreto afirmar que
Escolha uma:
a. a Sociologia constitui um dos sintomas das novas formas de pensamento que emergem no contexto revolucionário do século XVIII, as quais se pautavam em indagações racionais e refutavam as explicações sobrenaturais da natureza e da sociedade.
b. a Sociologia positivista do século XIX, herdeira das transformações decorrentes das Revoluções Industrial e Francesa, surge também com o propósito de revolucionar as estruturas sociais.
c. a passagem para a sociedade capitalista moderna veio acompanhada de transformações econômicas, políticas e socioculturais que propiciaram aos pensadores da época tomar a sociedade como objeto de conhecimento e transformação.
d. os primeiros sociólogos buscaram sistematizar uma forma de conhecimento da sociedade que fosse capaz de compreender e responder aos problemas decorrentes da passagem do feudalismo para o capitalismo.
Respostas
respondido por:
21
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
A partir do surgimento da perspectiva positivista, Comte buscou entender como o indivíduo e a sociedade se relacionam, porém, podemos citar outros 3 grandes autores que contribuíram para a fundamentação do pensamento sociológico, como por exemplo:
Marx: Que estudou a luta de classes e o capitalismo. (A partir das revoluções industriais como gatilho)
Weber: Que entendeu os tipos sociais e a ética protestante.
Durkheim: Que trouxe o entendimento sobre a solidariedade mecânica e orgânica, além das formas de coercitividade do indivíduo inserido no espaço social.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás