• Matéria: História
  • Autor: leozera13
  • Perguntado 7 anos atrás

Urgente!!! preciso de ajuda nessa questão.

(Ufrn 2013) A palavra “democracia” surgiu na Grécia Antiga, mas, em diferentes tempos, ela denominou realidades distintas. Analisando a formação da democracia grega no século VI a.C., o historiador Ciro F. Cardoso afirma: Ao apoiar-se politicamente nas massas populares, em favor das quais tomava diversas medidas, [...] a tirania promoveu a configuração do demos como força política mais estruturada do que o fora até então: ela significou, assim, a destruição, não dos aristocratas, mas da sociedade e do regime aristocrático mais ou menos exclusivo.
CARDOSO, Ciro F. A cidade antiga. São Paulo: Ática, 1993. p. 31.

a) Mencione duas diferenças entre o modelo político aristocrático e o modelo democrático na Grécia Antiga do século VI a.C.

b) Compare os direitos de cidadania e o exercício do voto na democracia ateniense da Antiguidade e nas sociedades democráticas ocidentais contemporâneas.

Respostas

respondido por: Seidendnao
43

Resposta:a) O modelo aristocrático, que antecedeu a democracia na Grécia antiga, estava baseado em privilégios de origem familiar, no qual somente os nascidos “eupátridas” possuíam efetivamente direitos políticos, tanto na ocupação de cargos públicos, como no processo de escolha; além de manter a terra como seu privilégio exclusivo. A Democracia ampliou a participação, garantida a todos independentemente da origem, porém que excluía as mulheres e preservava a escravidão

Explicação:

respondido por: EduardoPLopes
175

A - são diferenças entre a Democracia e a Aristocracia o número de pessoas que participam na política (bem maior na Democracia que na Aristocracia), já que na Aristocracia a participação estava restrita a um pequeno grupo de nobres terratenentes (que tinham propriedades rurais), e o fato do poder, na Democracia, não ser hereditário, enquanto que na Aristocracia sim.

B - Os direitos à cidadania hoje são mais amplos (na Grécia Clássica mulheres, escravos e os muito pobres não eram cidadãos, por exemplo) e são indiretos, de modo que exercemos a cidadania por meio de representantes, coisa que não acontecia na Grécia Clássica.

Perguntas similares