Livro "Tosco":
Quando ocorre a história? Aponte trechos que justifiquem estes trechos que justifiquem este tempo, lembre-se não é necessário local, data e ano para nos situarmos no tempo.
Onde se passa a história? O autor descreve com detalhes esse local? Justifique sua resposta com trechos da narrativa
Há lugares privilegiados? Se a resposta for positiva justifique, com um trecho do livro.
Como é o lugar é descrito? Existe apoio de ilustração?
Quais são os personagens principais da história? Aponte a descrição física utilizada pelo autor.
Há personagens secundários? O narrador os descreve? Como são?
Existe análise psicológica das personagens? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.
Vocabulário: anote todas as palavras desconhecidas e consulte o dicionário.
O discurso é direto ou indireto? Retire pelo menos dois exemplos de cada discurso.
Qual a mensagem apreendida? Justifique
Você notou alguma semelhança com a realidade de nosso cotidiano? Caso a resposta seja positiva justifique com um trecho do livro.
Pf alguém sabe me dizer as respostas
Respostas
A história do livro "Tosco" acontece em um passado recente, pois conta a história do garoto que recebe tal apelido - tosco -, que acaba caindo no universo das drogas psicoativas.
A história se passa em uma casa simples, que demonstra que os personagens são de classe média baixa ou realmente bastante pobres, pois é demonstrada a simplicidade da casa e seu tamanho reduzido.
O lugares privilegiados do livro são as escola, onde Tosco não consegue ficar e nem achar nenhuma.
Os personagens principais da história são Tosco e Laura. Os personagens secundários são sua mãe, o professor Jeferson e seu vizinho Samuel.
Sim, há uma análise psicológica dos personagens, visto que ele descreve Tosco como um "jovem abandonado pelo pai", que "apanhava da mãe", etc.
No vocabulário há diversas gírias utilizadas, como "back" (cigarro de material ilícito). A mensagem aprendida no livro é que o conhecimento pode mudar nossas vidas e nos tirar de caminhos sombrios.
A semelhança entre a realidade e o cotidiano é muito grande, visto que há jovens de famílias carentes, com problemas emocionais em relação aos pais e negligenciados. Esses jovens se envolvem com o crime e o mundo das drogas.
Abraços!