A história da Psicologia do Esporte e do Exercício se confunde com a história da Psicologia Geral, ou seja, já no início da história da Psicologia como ciência temos relatos de trabalhos sendo realizados no contexto esportivo. OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018. Considerando a importância atual da Psicologia do Esporte e do Exercício, bem como sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, assinale a alternativa correta quanto à sua definição enquanto área de atuação.
Alternativas
Alternativa 1:
O estudo científico do comportamento das pessoas quando estão envolvidas em atividades esportivas, em atividades físicas e, principalmente, na aplicação prática deste conhecimento.
Alternativa 2:
É uma disciplina que visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano.
Alternativa 3:
É a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo.
Alternativa 4:
É a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária.
Alternativa 5:
É a área que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes para melhorar o desempenho esportivo.
Respostas
Alternativa I.
Observa-se que a disciplina de Psicologia do Esporte procura estudar o comportamento de atletas, no sentido de diagnosticar possíveis alterações de comportamento, que possam estar comprometendo o desempenho destes individuos.
Dessa forma, sabe-se que constitui uma sub-área da Psicologia, cada vez mais em voga, por contribuir para a manutenção da saúde mental dos atletas, de uma forma geral.
Resposta: alternativa 1..pag 15 do livro
O que seria, então, Psicologia do Esporte e do Exercício? Weinberg e
Gould (2017) dão-nos uma definição que nos leva a compreender a área como o estudo científico do comportamento das pessoas quando estão envolvidas em atividades esportivas, em atividades físicas e, principalmente, na aplicação prática deste conhecimento.