1) Quem narra os acontecimentos do miniconto?
2) Em que espaço acontece a História?
3) Considerando que personagem é um ser fictício, criado por um autor a partir de uma caracterizaçao física e psicológica, reflita:
a) Como você caracterizaria as personagens do conto lido?
b) Elas têm o mesmo peso na história? Por quê?
4) O que assinala a passagem do tempo na narrativa?
Respostas
1. Quem narra o conto é a própria personagem principal, tal fato faz a caracterização da presença de um narrador personagem (o qual narra os acontecimentos e ao mesmo tempo também tem participação neles).
2. A história acontece dentro do carro do metrô.
3. a) As personagens são caracterizadas como personalidades opostas, uma delas é mais envergonhada e não gosta do metrô, já a outra encara ela sem vergonha e tem olhos de gato.
b) Elas não tem o mesmo peso, pois a mulher de gato apesar de ter uma importância, ela não é tão grande quanto a da narradora da história.
4. A passagem do tempo na narrativa é assinalada pelo fato do metrô estar vazio, isso mostra que a história ocorreu em um horário menos popular, de manhã bem cedo ou de noite bem tarde.
Bons estudos!
1) Pode-se considerar que a narradora do conto é uma mulher que se senta no metrô e narra os acontecimentos à sua volta. É possível chegar à conclusão de que é uma mulher, pois há a citação da qualidade "inquieta" no texto, que se refere ao feminino.
2) A história acontece no espaço de um metrô, onde a mulher se encontra sentada, recostada na janela do automóvel, e de frente para outra moça. No início do texto já há a referência ao seu posicionamento no fragmento:
"Entrou no metrô e sentou-se junto à janela".
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/19552237
3) a) Pode-se considerar que a caracterização é imaginativa, pois o autor do conto dá brecha para o leitor usar a sua imaginação em relação às características físicas e também psicológicas dos personagens. Assim, é possível caracterizar estes da forma que se deseja.
Um exemplo é a personagem principal ser caracterizada como mais tímida, pois o narrativa afirma que a mulher não sabia o que fazer com as mãos diante do silêncio constrangedor. A segunda personagem já aparenta ser ousada, pois fita a primeira personagem com atenção, e seus olhos são caracterizados como os de um gato.
b) Nota-se que os personagens não possuem o mesmo peso na história, pois esta é contada do ponto de vista da mulher que se sentou recostada à janela do metrô. Assim, a moça que está a sua frente possui peso menor na história, pois é retratada a partir do olhar da primeira personagem.
4) A passagem do tempo é marcada pelo fato do metrô estar vazio, assim, pode-se concluir que a história se passa em um horário não popular do uso do meio de transporte.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/44455356