Respostas
Em 1929, a República Velha decidiu não eleger um presidente mineiro — nesse momento era de direito a eleição, mas surge a proposta de eleger um presidente paulista com a justificativa da quebra da bolsa de valores de 1929, que teve efeitos devastadores na economia cafeeira, onde São Paulo seria o mais prejudicado. Portanto, seria melhor um presidente paulista ao posto, mas o estado de Minas Gerais não aceita tal concessão e rompe com São Paulo. Minas Gerais, com o apoio de outros estados, principalmente do sul do país, forma a Aliança Liberal. Então, os tenentistas apoiam e integram a Aliança Liberal em 1929 com objetivo a quebra o regime.
No ano seguinte, o tenentismo foi essencial para que a Revolução de 1930 fosse bem sucedida, sob a liderança de Getúlio Vargas. Vargas soube recompensar seus aliados, nomeando alguns tenentes com funções políticas em alguns estados brasileiros. O tenentismo esteve presente em todo o governo de Vargas. No golpe militar de 1964 alguns do tenentes que participaram da Revolução de 1930 tiveram presentes como Ernesto Geisel, Castelo Branco e Médici.
coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas. ... O primeiro movimento tenentista ocorreu em 5 de julho de 1922 e ficou conhecido como a Revolta do Forte de Copacabana