Respostas
A atitude filosófica possui algumas características que são as mesmas, independente do conteúdo investigado. Estas características são:
- Pergunta o que a coisa ou valor ou a ideia é.
A filosofia pergunta qual é a realidade ou a natureza e qual a significação de alguma coisa, não importando qual.
- Pergunta como a coisa ou valor ou a ideia é.
A filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa ou uma ideia ou um valor.
- Pergunta por que a coisa ou a ideia ou valor existe e é como é.
A filosofia pergunta pela origem ou pela causa de uma coisa ou a ideia ou valor.
A atitude filosófica inicia-se dirigindo essas indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porem, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar.
Por isso, pouco a pouco, as perguntas da filosofia se dirigem ao próprio pensamento: o que é pensar, como é pensar, por que há o pensar? A filosofia torna-se, então, o pensamento interrogando-se a si mesmo. Por ser uma volta que o pensamento realiza sobre si mesmo, a filosofia se realiza como reflexão.
A reflexão Filosófica
Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.
A reflexão filosófica é radical por que é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.
Não somos SOMENTE seres pensantes. Somos seres que AGEM no mundo, que se relacionam (outros humanos, animais, plantas, coisas, fatos e acontecimentos); e exprimimos essas relações tanto pela linguagem como por atitudes.
A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade que nos rodeia em nosso dia-a-dia em nossas falas e ações que são realizadas através destas relações.
A reflexão filosófica busca responder a três grandes grupos de perguntas:
Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?
O que queremos pensar quando pensamos, que queremos dizer o que dizemos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?
Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?
Essas três questões podem ser resumidas em: O que é pensar, falar e agir? Estas três perguntas pressupõem a seguinte pergunta: Nossas crenças cotidianas sou ou não um saber verdadeiro, um conhecimento?
A atitude filosófica inicia-se indagando: O que é? Como é? Por que é? Estas perguntas se dirigem ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vive e com ele se relacionam. Estas perguntas refletem a essência, a significação ou a estrutura e a origem de todas as coisas.
reflexão filosófica é a maneira pelo qual o pensamento e as perguntas retornam a si mesmo.
A atitude filosófica é indagar,criticar, tentar encontrar respostas e soluções para as duvidas presentes na filosofia.
Concluímos então que cada uma exerce um papel diferente