Leia o fragmento extraído do artigo com atenção:
[...] “Esses animais apresentam uma longevidade única”, explica Mello. “Levando em conta o seu tamanho, era para viverem aproximadamente 20 anos.” Isso porque a expectativa média de vida das aves, e dos animais, em geral, está associada às dimensões de cada espécie. Quanto maior o animal, mais ele vive. Isso, porém, não se aplica aos papagaios, que podem viver até três vezes mais do que se esperaria baseado em seu tamanho.”
Agora responda:
Ao analisar o genoma do papagaio, quais as características encontradas pelos pesquisadores?
Há uma relação entre o principal gene analisado, o processo do ciclo celular e a longevidade aumentada da espécie? Justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
1
Os pesquisadores, após o sequenciamento do genoma dos papagaios, identificou a presença do gene TERT, que promove a proteção dos telômeros através da síntese de uma proteína específica, a qual mostra-se mais ativa nestes papagaios, evidenciando a sua longevidade.
Além disso, os pesquisadores encontram mutações em outros genes que auxiliam no impedimento do estresse oxidativo, controle de proliferação celular, dentre outros processos, que permitem o aumento da expectativa de vida destes papagaios.
Perguntas similares
8 anos atrás
9 anos atrás