• Matéria: História
  • Autor: kamilycandido2564
  • Perguntado 7 anos atrás



“Ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, a história da colonização portuguesa da América engendrou um estado de coisas cuja complexidade tinha plena correspondência no plano das identidades coletivas. Ao mesmo tempo em que desempenhara um papel de agente da expansão dos domínios do rei de Portugal e da religião cristã, o elemento português no Novo Mundo acabava por reproduzir valores e atitudes que, aos olhos do historiador, configuram um sistema de relações econômicas e sociais de matriz europeia.”



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, João Paulo G. “Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano”. Almanack Braziliense n°3, maio de 2006. p. 70-71.



Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base, Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano,

Respostas

respondido por: thaynnaba
0

I. O colapso da metrópole portuguesa em 1807 face à invasão francesa, estimulou o debate político no universo luso americano.

II. A instalação da Corte no Rio de Janeiro deslocou o centro gravitacional da administração da metrópole para o Rio de Janeiro América portuguesa.

III. A transferência da sede do Império para América teve como efeito a neutralização e a desmobilização das identidades políticas no espaço luso-americano.  

Agora, assinale a alternativa correta:

No caso podemos afirmar que estão corretas todas as alternativas.

Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito aos principais aspectos relacionados a coroa portuguesa e sua relação com a colonização do Brasil.

Importante notar que houve uma invasão francesa a Portugal no ano de 1807 o que levou a coroa portuguesa a vir para o Brasil.

Tal perspectiva mudou o eixo do centro administrativo que passou a ser a colônia brasileira.

espero ter ajudado!

Perguntas similares