Respostas
Fase 1: Análise de necessidades
Para incorporar um novo ativo na empresa, é fundamental aclarar primeiro que necessidades devemos cobrir e definir com detalhe, tanto as funções que o novo trabalhador vai desenvolver, como as habilidades e características que esperamos dele. Uma vez ajustado o perfil desejado e em função deste, o próximo passo será determinar qual é o método de recrutamento e seleção de pessoal que vamos aplicar e estabelecer as distintas fases pelas quais irão passar os candidatos.
Fase 2: Recompilação de candidaturas
Definidas as necessidades, chega a hora de procurar aspirantes ao posto. Temos várias vias para realizar este processo:
Anúncios de emprego em plataformas digitais, meios de comunicação ou agências de trabalho e de recursos humanos.
Recomendações de outros empregados da empresa.
Aspirantes de processos anteriores que não ficaram com o posto mas tinham perfis interessantes que foram arquivados pela empresa.
Contatos com sindicatos, associações sindicais e centros educativos.
Recompilados os currículos durante o prazo estipulado, realizaremos um estudo dos mesmos e a seleção daqueles perfis que se adaptam ao posto em questão.
Fase 3: Entrevista inicial
O próximo passo para um recrutamento e seleção de pessoal perfeito será convocar os aspirantes selecionados na fase de candidaturas a uma entrevista pessoal na qual determinaremos se, além da formação e méritos que aportam nas folhas do CV, também possuem o resto de habilidades requeridas. Por exemplo, se estamos à procura de um comercial, nesta fase poderemos desvendar se os aspirantes têm os dotes comunicativos suficientes. Se trata de um primeiro contacto, pelo que deve ser rápido e superficial. Não é necessário que seja pessoalmente; uma videoconferência ou chamada telefónica vai nos permitir descartar um grande número de candidatos.
Fase 4: Provas técnicas
Passando ao próximo passo, os candidatos que permaneçam no processo de recrutamento e seleção de pessoal podem demonstrar os seus conhecimentos técnicos através de diferentes exames ou provas. Podemos optar por provas de conhecimento, que ponham à prova a sua experiência profissional a nível técnico; de carácter psicológico e de personalidade, onde os aspirantes deixarão registadas as suas aptidões e capacidade mental: ou de simulação grupal, onde irão interagir com outras pessoas para a consecução de um objetivo e comprovar a sua capacidade de trabalho em equipa.
Fase 5: Entrevista de seleção
Neste momento, já só contaremos com um número reduzido de aspirantes, aos quais convocaremos para uma entrevista profunda que nos permita discernir qual dos solicitantes cumpre com os requisitos do posto. Estas entrevistas de seleção contam normalmente com a presença dos diretores ou chefes da área e é o momento adequado para explicar todos os detalhes do posto (salário, horário, funções, data de incorporação…).
Fase 6: Verificação de dados
Nunca é de mais que comprovemos que a informação que temos recebido do candidato é real. Podemos contatar com o seu superior nos trabalhos anteriores, para conhecer como foi o seu desempenho e a veracidade dos dados fornecidos pelo aspirante.
Fase 7: Exame médico
Este passo é um dos que é muito esquecido nos processos de recrutamento e seleção de pessoal, mas que nos vai permitir constatar o estado de saúde do futuro empregado e evitar um alto absentismo após a sua admissão. Obviamente, será realizado no final do procedimento, quando já tenhamos em mente um único selecionado.
Fase 8: Comunicação do contrato
Superado todo o processo anterior, só falta convidar o trabalhador para assinar o contrato, mostrar as instalações e apresentar ao resto dos companheiros.