• Matéria: Sociologia
  • Autor: dani2930
  • Perguntado 7 anos atrás

Para um grupo de cinco jornalistas, pesquisadores e influenciadores digitais reunidos pela BBC News Brasil no seminário "Beyond Fake News - Em Busca de Soluções", a resposta passa por educar melhor os leitores, de um lado, e por tornar conteúdo da imprensa mais atraente, mantendo a credibilidade. Cláudia Costin é hoje diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Filha de imigrantes romenos e neta de sobreviventes do Holocausto, ela contou ter ouvido relatos sobre o uso de notícias falsas para criar ódio contra minorias. Segundo ela, este costuma ser um dos objetivos por detrás da produção dos boatos - incitar ódio, motivar a guerra e atingir objetivos políticos seriam outros. Costin defende que a melhor forma de combate à doutrinação e às notícias falsas é ensinar a pensar criticamente e discutir políticas públicas. Para ela, "pensamento crítico é aprender a pensar criticamente, e não copiar a crítica que o outro faz. E combater doutrinação não é criar uma lei que tire a voz dos professores, porque isso não vai resolver, mas sim ensinar a pensar".
Costin afirmou ainda que as notícias falsas são usadas também para desviar a atenção do público de questões mais prementes, como saúde e educação.  

BBC. 'Pensamento crítico não é copiar críticas dos outros': especialistas debatem meios de combate às 'fake news’. Disponível em: Acesso em: 24 mar. 2019.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.

I. A busca por solucionar o problema das fake news precisa incluir um processo de educar melhor os leitores e tornar a informação mais atraente sem prejudicar a qualidade dessa.
II. A incitação ao ódio é apontada como um dos fatores que contribui para o espalhamento de fake news, bem como atingir fins políticos.
III. Muitas vezes, se espalha uma fake news para se tirar o foco de outros assuntos mais importantes, o que demonstra a nocividade dessa questão.
IV. A criticidade, segundo os entrevistados, consiste em aprender a pensar criticamente, o que se faz reproduzindo as ideias com as quais nos familiarizamos.  

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativa 1: V, V, V, V.

Alternativa 2: V, V, V, F.

Alternativa 3: V, V, F, F.

Alternativa 4: V, F, V, V.

Alternativa 5: V, F, V, F.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Resposta:

Alternativa 1.

As fake news são parte disso, principalmente quando levamos em consideração a formação de algorítimos que apresentam esse conteúdo para os grupos.

Explicação:

As bolhas são caracterizadas justamente pelas informações e o ciclo desse usuário.

As bolhas fazem parte de um grupo fechado de indivíduos dentro das redes sociais, e, as fake news, podem ser uma forma de manipular esses usuários.

Por fim, A educação crítica, pode contribuir para a saída das Fake News.

Perguntas similares