Respostas
não deixa a torneira aberta
O desperdício de água tem sido um fator gerador e determinante de alguns problemas ambientais que o mundo vem enfrentando nas últimas décadas.
E por isso, a preservação bem como o uso racional da água é um dos assuntos mais recorrentes desse século, visto os impactos ambientais que o planeta vem sofrendo.
O desperdício de água é derivado do mal-uso desse recurso e do consumo industrial, comercial, residencial e agrícola.
Ainda que a maior parte do nosso planeta seja constituído (cerca de 2/3 da superfície terrestre) por água, vale atentar que a grande parte é proveniente dos oceanos, ou seja água salgada imprópria para o consumo.
A água é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento do nosso planeta e sociedade. Todos nós precisamos de água para viver: beber, cozinhar, lavar, se banhar, etc. Os animais também necessitam e água para realizar diversas funções vitais.
Cerca de 12% da água doce disponível no mundo está concentrada no Brasil. Por possuir uma dimensão continental, o país detém uma grande quantidade de recursos hídricos, que abriga um grande conjunto de rios, lagos e aquíferos.
O Brasil é um país que apresenta grandes problemas de desperdício de água uma vez que sofre com a falta de fiscalização.
Assim, embora possua grande parte da água doce do planeta, a distribuição desses recursos no país é desigual, de forma que muitos lugares sofrem com a escassez de água, por exemplo a região nordeste do país.
O desperdício de água pode ser gerado de diversas maneiras, seja pelos cidadãos (deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, ou tomar banho muito demorado) ou por parte das grandes empresas.
As indústrias e empresas de agronegócios do país são responsáveis por mais de 70% do consumo de água.
Segundo pesquisas, cerca de 40% da água tratada do país é desperdiçada, enquanto em países desenvolvidos a média é de 15% de perda, por exemplo, o Japão e os Estados Unidos.
A pecuária e a criação de animais também são muito dispendiosas uma vez que dependem de imensas quantidades de água. Note que para produzir 1 kg de carne bovina são necessários 15.000 litros de água.