Respostas
Diversas substâncias entram e saem da célula pelos processos de difusão e transporte ativo. Algumas partículas, no entanto, são muito grandes e necessitam de outros processos para que ocorra o transporte do meio extra para o intracelular e vice-versa.
A ingestão celular de partículas é um processo conhecido como endocitose. Esse processo tem por função garantir a nutrição, defesa e a manutenção das atividades celulares. O processo de endocitose divide-se em dois tipos: a fagocitose e a pinocitose. A fagocitose relaciona-se com o englobamento de partículas sólidas e grandes, enquanto a pinocitose relaciona-se com partículas líquidas e pequenas.
A fagocitose é realizada apenas por células que são capazes de movimentar-se, tais como as amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste no prolongamento citoplasmático com a formação de pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida. Após a captura, ocorre a formação de uma vesícula delimitada pela membrana plasmática da célula e com a partícula livre em seu interior. Essa bolsa recebe o nome de fagossomo.
Para início de conversa devemos desmembrar a palavra fago = comer/engolir, citose vem de célula. Ou seja, basicamente fagocitose ou fagocito é o processo em que a célula engloba/engole partículas sólidas, caracterizado pelo processo de transporte ativo. Assim, após englobar a partícula a célula cria dentro de si uma bolsa chamada de fagossoma e é nessa bolsa onde os fagocitos irão digerir a partícula engolida. Espero ter ajudado de alguma forma.