“A maioria dos estudos sobre nutrição realizados no século passado se concentrou nos aspectos da desnutrição. Atualmente, nos países desenvolvidos e naqueles em desenvolvimento que se encontram no estágio de transição nutricional (entre os quais o Brasil), esses estudos começam a investigar e verificar uma redução na prevalência da desnutrição e um predomínio do excesso de peso em crianças e adolescentes, com uma taxa de incremento deste em 1% ao ano”.
LAMOUNIER et al. Desnutrição versus obesidade: o paradoxo nutricional . Rev Med, Minas Gerais 2004; 14(4):215-290.
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A obesidade é considerada uma doença crônica, multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo. Além disso, ela é considerada como fator de risco para outras doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, alguns tipos de câncer e problemas respiratórios.
II. Em termos de saúde pública, a obesidade é hoje um dos problemas mais graves e está relacionada à ingestão excessiva ou incorreta de alimentos e/ou gasto insuficiente de energia.
III. A fome e a desnutrição não são mais encontradas em vários países, devido aos grandes avanços e melhoria da capacidade de produção de alimentos e estes acabam beneficiando as populações mais pobres.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, apenas.
b.
I, II e III.
c.
II e III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
III, apenas.
Respostas
respondido por:
13
Letra D - I e II apenas
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás