Respostas
Tendo em vista a predominância da floresta amazônica na região, os maiores riscos ambientais ao bioma são a expansão da fronteira agrícola e o desmatamento.
Clima da Amazônia
O clima na Amazônia é do tipo equatorial úmido, uma vez que a região está próxima à Linha do Equador. Os índices de chuva são altos durante o ano inteiro devido a constante presença de vapores de água oriundos dos rios.
Fauna e Flora da Amazônia
O bioma amazônico é a região com maior biodiversidade no mundo. Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente – MMA, os dados relacionados à biodiversidade amazônica são sempre estimativas, tendo em vista que diariamente são descobertas novas espécies de plantas e animais.
Atualmente, já foram catalogadas mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de planta. Acerca da fauna, acredita-se que seja composta por:
427 espécies de mamíferos;
1300 espécies de aves;
300 espécies de peixes;
378 espécies de répteis;
400 espécies de anfíbios.
Entre as espécies típicas da Amazônia estão: arara vermelha, boto cor-de-rosa, onça-pintada, surucucu, etc.
Características do Cerrado
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e ocupa a região central do país, abrangendo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal
Clima do Cerrado
O clima no Cerrado é tropical sazonal, com períodos bem definidos de calor e chuva. A temperatura média durante o ano é de 24ºC, podendo chegar a 40ºC nos meses mais quentes e 0ºC nos meses mais frios.
Nos períodos mais secos (entre os meses de julho e agosto) a umidade do ar não passa de 30% facilitando a ocorrência de incêndios.
Fauna e Flora do Cerrado
O cerrado brasileiro é considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 11.627 espécies de plantas já foram catalogadas. Com relação à fauna, atualmente registram-se cerca de:
200 espécies de mamíferos;
837 espécies de aves;
1200 espécies de peixes;
180 espécies de répteis;
150 espécies de anfíbios.
Entre as espécies típicas do Cerrado estão: beija-flor-de-gravata-verde, gralha do Cerrado, rolinha do planalto, etc.
Mata Atlântica:A região é coberta por uma floresta densa composta por árvores de médio e grande porte. Como resultado da exploração humana, o bioma possui, atualmente, apenas 29% do seu território original.
Clima da Mata Atlântica
O clima na Mata Atlântica é quente e úmido devido às massas de ar vindas do oceano Atlântico.
Fauna e Flora da Mata Atlântica
Mesmo com o desmatamento, a Mata Atlântica ainda possui 35% das espécies vegetais do Brasil, com mais de 20 mil plantas catalogadas.
A fauna da Mata Atlântica é composta por:
270 espécies de mamíferos;
850 espécies de aves;
350 espécies de peixes;
200 espécies de répteis;
370 espécies de anfíbios.
Entre as espécies típicas da Mata Atlântica estão: mico-leão-dourado, capivara, tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, etc. e isso que sei de algumas coisas