Respostas
ele abrange os principais elementos do sistema operacional do aparelho, que precisa eventualmente ser atualizado para que um determinado modelo continue apto a usufruir dos novos recursos surgidos para a plataforma.
Como o Android é um sistema mais aberto, certas “peças integrantes” dele, que não são centrais ao sistema operacional, podem ser trocadas causando profundas alterações, como é o caso dos launchers, que mudam completamente a interface do sistema. Apesar de darem uma aparência nova ao Android, a troca de um launcher não altera o sistema operacional. Trata-se apenas de um app que substitui a interface gráfica original. Passar de uma versão para outra do sistema operacional, no entanto, apenas com a substituição do firmware do aparelho.
No iPhone, o mais comum é que se atualize o firmware quando surge uma nova versão oficial do iOS. Embora não haja tanta liberdade para alterar o sistema como há no Android, circulam pela internet alguns firmwares alterados para o iPhone, principalmente com o objetivo de tornar versões mais atuais do iOS um pouco mais leves para os modelos anteriores que ainda a suportam.
O procedimento para atualização do firmware de um smartphone muda de modelo para modelo e envolve riscos. Antes de se aventurar, mesmo pelos métodos tradicionais, o usuário deve estar seguro do que está fazendo para evitar sufocos posteriores