Respostas
Os espermatozóides são produzidos nos testículos, e armazenados no epidídimo, estrutura em forma de C que fica em volta dos testículos. Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozóides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozóides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozóides. O percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, uma glândula que também produz secreções. O trajecto final do semen é feito ao longo da uretra. Durante a relação sexual os espermatozoides são expulsos pelo pénis, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (vesícula seminal e próstata) formando um líquido chamado sémen, num processo a que se dá o nome de ejaculação. Dos milhões de espermatozóides que são lançados na vagina pelo pénis, muitos conseguem subir até ao útero e daí até às trompas na tentativa de encontrar um óvulo. Se a chegada dos espermatozóides ocorrer na mesma altura que a libertação do óvulo pode dar-se a fecundação.
O caminho percorrido pelo espermatozoide é: túbulos seminíferos, nos testículos, cauda do epidídimo, e lá é armazenado até certo ponto, vai para os ductos deferentes e de lá para a uretra pélvica, onde irá seguir para a uretra peniana e será ejaculado dentro do canal vaginal, irá passar pela cérvix e útero, chegando as trompas.
Nas trompas, o espermatozoide irá procurar o ovulo, e irá atravessar a zona pelúcida, perdendo a cauda e entrando apenas o núcleo, com apenas o material genético.
Esse DNA irá se unir com o DNA do ovulo e irá gerar um novo ser vivo.
Venha estudar mais em:
brainly.com.br/tarefa/221630