A tragédia de Brumadinho, ocorrida no dia 25 de janeiro, desperta mais uma vez a relação entre as comunidades regionais e as grandes empresas. Ao mesmo tempo em que a economia local depende da interferência de uma multinacional, a rede de produção internacional tem forte influência sobre todos, tanto na produção dos bens como nas condições de consumo. Há um desequilíbrio notável, já que um terço da sociedade brasileira consome os bens produzidos por 70% dela. A grande maioria das pessoas não usufrui de uma condição segura, saudável e eficiente de vida. O bem-estar incondicional prometido pelo Estado é ilusório. A tragédia da barragem em Brumadinho é uma demonstração do desprezo e do descaso por parte de empresas e governos, não sendo eles capazes de prevenir tamanho desastre, que matou centenas de pessoas. Acontecimentos como este devem ser entendidos não somente em suas consequências imediatas, mas também em suas causas e em seus contextos sociais, econômicos e políticos.
Considerando o texto acima reflita e disserte sobre a relação entre a tragédia de Brumadinho em Minas Gerais com a cadeia de produção mundial. Para fundamentar seu texto atente-se aos conteúdos da disciplina.
Observações:
- Produza um texto de 20 a 30 linhas.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
A gravidade do problema ocorre durante anos, vide o último acidente realizado pela mesma construtora responsável por Brumadinho MG.
Explicação:
Sabendo disso, o crime é justamente pela irresponsabilidade da construtora com milhares de vidas ao redor da mesma, assim como aldeias e transtornos bem como perdas imensuráveis, para a cultura, sociedade, inclusive prejudicando a credibilidade do país em nível mundial.
Essa tragédia, colocou em xeque a pressão política por licença ambiental rápida e simples, visto que o rompimento da barragem não para de gerar vítimas, sendo essa pauta, uma das prioridades da indústria do agronegócio, e,devido ao acidente prejudicou nosso país em uma ótica internacional.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás