Imagine que você esteja passando pela seguinte situação: você está com problemas de hipertensão, e deve praticar exercícios e evitar o sal, porém, adora um bom churrasco e não gosta de realizar atividades físicas.
Como você analisaria e caracterizaria essa situação, com dois pensamentos e atitudes contraditórias?
Respostas
e) Você estará com um conflito cognitivo que se chama dissonância cognitiva, que buscará reduzir a tensão, mudando o comportamento.
RESPOSTA CORRETA
Geralmente as pessoas buscam coerência entre as suas atitudes e os seus comportamentos e, quando se deparam com situações como as apresentadas acima, se encontram em um conflito cognitivo, chamado dissonância cognitiva. Diz-se que há dissonância sempre que as pessoas demonstram duas atitudes ou pensamentos contraditórios. Segundo Torres e Neiva (2011), a contradição é psicologicamente desagradável, impulsionando a pessoa a eliminá-la, como também a evitar as situações e informações que poderiam aumentá-la. Para reduzi-la, a pessoa necessita mudar o seu comportamento, as suas atitudes e as suas crenças, ou buscar novas informações que neutralizem o efeito dissonante.
Resposta:
Alternativa correta e - Você estará com um conflito cognitivo que se chama dissonância cognitiva, que buscará reduzir a tensão, mudando o comportamento.
Explicação:
As pessoas buscam coerência entre suas atitudes e seus comportamentos e, quando se deparam com situações como as apresentadas acima, se encontram em um conflito cognitivo, chamado dissonância cognitiva, onde apresenta-se pensamentos e/ ou atitudes contraditórias .
É preciso que a pessoa minimize essa dissonância, assim, mudança de comportamento, atitudes, crenças, e também buscar novas informações são estratégias que podem neutralizar a dissonância.