O fragmento de Leslie Bethell reflete sobre a sociedade que se formou na América espanhola a partir do encontro entre europeus e indígenas. Segundo o texto, é correto afirmar que:
Respostas
Eis o fragmento:
"O desenvolvimento distinto da república de los indios, que contribuía para as necessidades da república de los españoles sem fazer parte dela, implicava o desenvolvimento da própria América espanhola na forma de dois mundos, o indígena e o europeu, vinculados um ao outo em inúmeros pontos, mas preservando suas identidades separadas. Entre esses dois mundos, sem pertencer completamente a um nem ao outro, estavam os mestizos, que cresceram rapidamente em número e adquiriram no curso do século XVII algumas das características de castas. Mas, inevitavelmente, nessa sociedade tripartite agora em processo de constituição, era a república de los españoles que dominava."
E as alternativas:
a) o mundo indígena está totalmente ligado ao mundo dos espanhóis.
b) os indígenas também dominavam na república dos españoles.
c) os mestizos pertencem ao mundo dos espanhóis e ao dos indígenas.
d) os mundos mencionados estão separados de modo a preservarem suas identidades.
É correta a alternativa D.
De acordo com o texto o domínio político no período era feito pelos espanhóis, de modo que cabia aos indígenas um papel subalterno.
Entre estes dois mundos, sem pertencer a nenhum, ficavam os mestiços, de modo que, culturalmente, a "América Espanhola" era três mundos em um, estando todos os três sob o domínio das decisões políticas e econômicas dos espanhóis.