No território brasileiro, uma modalidade de migração muito comum é o êxodo rural. Caracterize esse processo e aponte as suas consequências
Respostas
O êxodo rural se caracteriza pela migração da população rural com destino às cidades. Esse processo se intensificou no Brasil durante a década de 1950. O êxodo rural ocorre, principalmente, em razão do processo de mecanização das atividades rurais, que substitui a mão de obra nas atividades agrícolas. Além de reduzir a captação de trabalhadores, a modernização na agricultura expulsou os pequenos e médios produtores que não conseguiram atingir produtividade satisfatória, beneficiando os grandes latifundiários.
Outro fator de fundamental importância para o desencadeamento de fluxos migratórios com destino às cidades (êxodo rural) é o poder de atração que as cidades industrializadas exercem na população rural, que emigram para os grandes centros urbanos em busca de emprego e melhor qualidade de vida.
Entre as consequências do êxodo rural estão:
- Inchaço das cidades;
- Ocupação de espaços inadequados para a moradia (favela, cortiço);
- Aumento do desemprego nas cidades;
- Problemas socioeconômicos;
- Desigualdade social.
Resposta:
Migração é a entrada em uma determinada localidade (cidade, estado, país), no Brasil os principais motivos da migração é o trabalho desfavorável, pois em muitas localidades a valorização do trabalho é de mínima importância, então as pessoas migram de cidades para outros para buscar melhores condições de vida.