Respostas
Durante a segunda metade do século XIX, tornou-se mais ativo os métodos utilizados para expansão imperialista, que se prolongou nos primeiros anos do século XX.
Esse movimento possibilitou a partilha do continente africano e asiático, favorecendo as nações europeias, com destaque para a Inglaterra Nesse período, nações como Japão e Estados Unidos destacaram-se na corrida imperialista.
Ao estabelecer confronto, entre os séculos XVI e XIX, torna-se notório o intenso processo de funcionamento da exploração internacional. Sendo que o novo colonialismo, do século XIX, difere-se do colonialismo do século XVI, que diversifica-se do comércio capitalista, o qual tinha como objetivo conseguir especiarias, produtos tropicais e metais preciosos, convergindo-se no continente americano.
O imperialismo do século XIX exigia mercados consumidores de produtos manufaturados e fornecedores de matérias-primas, obrigando as grandes potências a procurarem colônias para escoamento do excedente populacional. Sendo que sua área de atuação ocorreu nas regiões da África e da Ásia, estimulada pelo capital industrial e financeiro, tendo a classe burguesa como beneficiária em detrimento do Estado.
O termo Neocolonialismo (neo=novo) indica uma nova maneira de colonização e obtenção de mercados consumidores de produtos manufaturados e escoamento de produtos industriais, em que as novas “colônias” forneciam matérias-primas. Sendo que as áreas de atuação das nações imperialistas ocorreram na África e na Ásia.