Quando se fala em África, muitas vezes, se associa a palavra à questão racial. Da mesma forma que a maior parte de nossa história foi contada sob uma visão eurocentrista, a visão afrocentrista também sofre de um mal entendido. Mal entendido que é enxergar toda uma identidade como se fosse uma categoria uniforme, uma coisa prosaica, que pode ser reduzida. Essa visão reduz e simplifica a diversidade e a complexidade do continente, e das pessoas de lá originárias, uma vez que fica implícito que o “ser” africano não deriva de uma história, mas da genética. Com relação a palavra eurocentrista entendemos:
Respostas
respondido por:
3
Com a palavra "eurocentrista" entendemos uma visão de mundo em que a Europa é vista como critério de referência e elemento de composição de todo o mundo ocidental.
Neste contexto toda a História da Europa, a influência das culturas europeias e a atuação política dos europeus seria "mais importante" que a dos demais povos, sendo a Europa a sede da civilização e o critério de correção de tudo o que experimentamos, sendo mais ou menos válido aquilo que se aproxima ou se afasta do modelo europeu.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás