Respostas
Quem leva o mérito e reconhecimento de primeiro faraó do Egito Antigo é Menes. Ele foi considerado quem unificou o Egito que anteriormente estava dividido em duas partes.
A história diz que segundo a tradição egípcia, Menes foi o primeiro governante depois do deus Hórus. Menes também auxiliou o crescimento dos dois reinos que antes eram divididos através da agricultura. A centralização do Estado para apontar quais os erros dentro do Egito Antigo também era característica do seu reinado.
A identidade do primeiro faraó é ainda motivo de debate entre especialistas na história do Egito, mas de todo modo o Faraó mais antigo de que se tem amplas provas da existência é Menés, que unificou o Egito em 3.100 antes de Cristo.
Menés teria sido responsável por unificar duas partes até então politicamente independentes do Egito (o Alto e o Baixo Egito), fundando a primeira dinastia de faraós. Alguns egiptólogos acreditam que o seu nome verdadeiro era Narmer, de modo que haveria duas possíveis personalidades históricas que podem ter ocupado este papel.
De todo modo, Menés (ou Narmer) foi um governante teocrático, derivando o seu poder da sua suposta relação com os deuses.
Mais sobre teocracia em:
https://brainly.com.br/tarefa/1830637