• Matéria: Filosofia
  • Autor: polyevictor
  • Perguntado 7 anos atrás

Tema: Discursos de neutralidade na ação pedagógica



A observação das bases filosóficas explicitadas ou ocultas nas diferentes perspectivas e momentos históricos descritos nas unidades de estudo possibilitou mostrar o processo de retomada de conhecidos argumentos educacionais do passado na atualidade, com o objetivo de permanência de alguns mecanismos de manutenção de diferenças sociais e do fosso entre aqueles que têm acesso às oportunidades e os que ficam à margem da colheita da produção que auxiliam a gerar, mas da qual dificilmente tomarão parte.

Assim, a suposta neutralidade do processo educacional em nome da aquisição de certos conhecimentos e técnicas poderá ser percebida de modo crítico-analítico. Dizia o educador Anísio Teixeira (1959) que as relações entre filosofia e educação são tão intrínsecas que John Dewey pôde afirmar que as filosofias são, em essência, teorias gerais de educação. Está claro que se referia à filosofia como filosofia de vida. Sendo a educação o processo pelo qual os jovens adquirem ou formam "as atitudes e disposições fundamentais, não só intelectuais como emocionais, para com a natureza e o homem", é evidente que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua elaboração e revisão. Muito antes, com efeito, que as filosofias viessem expressamente a ser formuladas em sistemas, já a educação, como processo de perpetuação da cultura, nada mais era do que meio de se transmitir a visão do mundo e do homem, que a respectiva sociedade honrasse e cultivasse.

Ainda que a história da educação apresente inúmeras e variadas influências do ponto de vista filosófico, em todo esse percurso histórico sempre se considerou que o processo educacional interfere na formação dos sujeitos.

A filosofia e a história estão entrelaçadas e se entrecruzam na estruturação das abordagens pedagógicas, que se constituem no currículo, nas metodologias, nos espaços físicos da aprendizagem e, consequentemente, no tipo de formação praticada. Também os diferentes níveis de ensino receberam distintas influências, de acordo com as funções a que se destinam os processos de formação.



Diante do exposto, argumente a respeito do conceito de neutralidade educacional, tendo em vista as diferenças sociais e de oportunidade, buscando defender seus pontos de vista de forma respeitosa com os posicionamentos de outros estudantes. Exponha sua atitude com relação aos problemas encontrados em seu cotidiano e apresente algumas consequências e desdobramentos, bem como situações significativas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

Observa-se que o conceito de "neutralidade educacional" encontra-se relacionada a imparcialidade dos individuos em se posicionarem diante de situações ou temáticas relacionadas a causas sociais, dentro outros contextos.

Todavia, sabe-se que este conceito é bastante improdutivo, já que ao longo da carreira acadêmica, os alunos passam a se posicionar de acordo com as suas experiências, principalmente após compreenderem as desigualdades sociais.

Perguntas similares