Respostas
As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.
Na nossa galáxia - a Via Láctea - existem mais de cem bilhões de estrelas. O Sol é uma delas.
Como as Estrelas Nascem?
As nebulosas (nuvens formadas de poeira e gás) se contraem e formam uma esfera. Ao se contrair, o gás se concentra lentamente e aquece milhões de graus, num processo violento que pode levar milhões de anos.
Assim, é formada uma protoestrela e, somente após atingir uma temperatura altíssima, têm início as reações nucleares das quais resultam as estrelas.
Sistema Solar corresponde a um conjunto formado pelo sol, asteroides, satélites, meteoros, cometas e oito planetas com formas esféricas os quais descrevem órbitas elípticas.
Os planetas que compõem o sistema solar são:
Mercúrio
Vênus
Terra
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Representação do Sistema Solar
Observe que antes de 2006, Plutão era considerado um planeta do sistema solar, no entanto, pesquisas da União Astronômica Internacional (UAI) definiram três conceitos fundamentais para a classificação dos planetas:
orbitar ao redor de uma estrela;
possuir gravidade própria;
ter uma órbita livre.
Assim, plutão foi considerado um planeta anão por não possui uma órbita livre.
Para saber mais: Sistema Solar.
Movimentos dos Planetas
Os Planetas estão em constante movimento de forma que giram em torno de sua própria órbita ou em torno do sol.
O “movimento de rotação” designa o movimento que os planetas realizam em torno do seu próprio eixo (equivale ao tempo de 1 dia).
Já o "movimento de translação" define o movimento que os planetas realizam em torno do sol (equivale ao tempo de 1 ano).
Características dos Planetas do Sistema Solar
Cada planeta do sistema solar possui peculiaridades de forma que são classificados de acordo com sua constituição.
Nesse aspecto podemos destacar dois tipos de planetas:
planetas terrestres ou telúricos(formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte;
planetas gasosos ou jovianos(constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Um planeta é um corpo que orbita uma estrela, é grande o suficiente para que sua própria gravidade a deixe com forma redonda, e tenha limpado a sua vizinhança de objetos menores em sua órbita, o que pode ser conseguido por corpos que consigam superar os 4000 km de diâmetro aproximadamente.
Já as estrelas Estrela é um astro que tem luz e calor próprios e que mantêm praticamente as mesmas posições relativas na esfera celeste. Apresenta um brilho cintilante, o que as destingue dos planetas. É uma esfera de plasma grande e luminosa que pela gravidade é mantida íntegra. É composta de helio e outros elementos mais pesados.