02-Identifique a tipologia dos textos abaixo:
Texto I-“Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.” (O Primo Basílio, Eça de Queiroz)
Texto II- Em pleno século XXI é salutar refletir sobre a importância de preservação do meio ambiente bem como atuar em prol de uma sociedade mais consciente e limpa. Já ficou mais que claro que a maioria dos problemas os quais enfrentamos atualmente nas grandes cidades, foram gerados pela ação humana.
Texto III- E foi então que, tomada pelo desespero por não me lembrar de que cor seriam os olhos de minha mãe, naquele momento, resolvi deixar tudo e, no outro dia, voltar à cidade em que nasci. Eu precisava buscar o rosto de minha mãe, fixar o meu olhar no dela, para nunca mais esquecer a cor de seus olhos. E assim fiz. Voltei, aflita, mas satisfeita.
Respostas:
Texto I-
Texto II-
Texto III-
Respostas
Texto I - Descrição
Texto II - Dissertação
Texto III - Narração
Texto I - descrição ; texto II - dissertação e texto III - narração.
I- É um texto descritivo porque o intuito é apresentar os detalhes da situação. Descrever a história que pode ser notado em 'ficara sentada à mesa a ler'. Nota-se claramente uma descrição dos fatos.
II- Dissertação. O texto dissertativo é aquele que tem como característica a exposição de ideias, bem como a defesa de um ponto de vista.
Sua estrutura consiste em introdução (conhecida também como tese), desenvolvimento e conclusão.
III- Narração. Tem como objetivo narrar os fatos apresentados, narrar os acontecimentos vividos pelos personagens, levando em conta o tempo e o espaço. Pode ser encontrado no teatro, nas novelas, nos filmes, dentre outros.
Abraços!