Pergunta 1
O processo de escolarização da infância engaja as crianças em práticas educativas específicas, com tempos e espaços diferenciados, posicionando-as em lugares socialmente demarcados e distintos. A transição entre a pré-escola e o ensino fundamental é um momento crucial na vida das crianças. Em relação a essa transição, é CORRETO afirmar:
a) Estudos sobre diferenças e similaridades entre as práticas educativas desenvolvidas cotidianamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental podem subsidiar o diálogo entre esses atores ao ampliar a compreensão de entraves, rupturas e/ou continuidades vividas pelas crianças nesses espaços.
b) Há tempos já se tem delineado os significados para a criança da transição entre os seus distintos espaços de socialização, sendo já bem discutido em cursos de formação de professores.
c) A ampliação do Ensino Fundamental brasileiro para nove anos, com a promulgação da Lei Federal 11.274 (BRASIL, 2006), resolveu a questão da adaptação das crianças em período de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
d) É preciso considerar as tensões resultantes do estabelecimento de novas leis sobre a escolarização da infância no Brasil sob a ótica da normalidade relacionada à passagem das crianças entre níveis de ensino.
e) Pesquisadores, educadores e legisladores já mapearam como a Educação Infantil e o Ensino Fundamental se relacionam, articulam discursos e práticas e compreendem as especificidades das experiências dos diversos sujeitos sociais envolvidos nesse processo.
Pergunta 2
O cenário da pesquisa descrita no texto de Neves, Gouvêa e Castanheira (2011) na escola de Educação Infantil indicou um grande interesse pelo uso e reflexão sobre a escrita que, segundo as pesquisadoras, evidencia que o letramento estava presente, fosse promovido pelas professoras ou demandado pelas crianças. Em relação a esse cenário, NÃO é possível afirmar que:
a) A professora criou um ambiente com grande presença da escrita, além de entregar atividades escritas para serem feitas em sala ou em casa pelas crianças.
b) A professora sempre construía uma história do grupo com as crianças, incentivando uma participação ativa das crianças.
c) A escrita estava presente na sala de aula em diversos suportes e gêneros textuais, e diferentes participantes eram produtores ou destinatários de textos escritos.
d) A principal autora da sala de aula era a criança, e a professora era posicionada como principal destinatária das escritas.
e) As crianças engajavam-se em atividades exploratórias da escrita, sem demanda explícita da professora, durante os momentos de brincadeiras.
Respostas
Resposta:
1 - A e 2- D
Explicação:
1) O processo de escolarização da infância engaja as crianças em práticas educativas específicas, com tempos e espaços diferenciados, posicionando-as em lugares socialmente demarcados e distintos. A transição entre a pré-escola e o ensino fundamental é um momento crucial na vida das crianças.
Estudos sobre diferenças e similaridades entre as práticas educativas desenvolvidas cotidianamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental podem subsidiar o diálogo entre esses atores ao ampliar a compreensão de entraves, rupturas e/ou continuidades vividas pelas crianças nesses espaços.
Alternativa Correta: A
2) O cenário da pesquisa descrita no texto de Neves, Gouvêa e Castanheira (2011) na escola de Educação Infantil indicou um grande interesse pelo uso e reflexão sobre a escrita que, segundo as pesquisadoras, evidencia que o letramento estava presente, fosse promovido pelas professoras ou demandado pelas crianças.
Em relação a esse cenário, não é possível afirmar que, a principal autora da sala de aula era a criança, e a professora era posicionada como principal destinatária das escritas.
Alternativa Correta: D